19.3.08

Por Fernanda Belém e Marcus Lacerda*
Futebol é uma paixão! Alguém ainda duvida disso? É o esporte que mexe com a adrenalina dos torcedores. Estar no estádio, envolvido pela atmosfera, ver a torcida dar show... sempre mexe com a emoção! É uma paixão que embala milhões e milhões de fanáticos pelo mundo inteiro. Sem o torcedor o esporte não seria o mesmo.

E como seria torcer sem enaltecer o amor ao seu clube? Até mesmo os jogadores consideram muito importante essa demonstração de amor dos torcedores nas arquibancadas. Para eles, os gritos da torcida impulsionam, fazem a vontade de ganhar crescer ainda mais.

Para o jogador do Flamengo Ibson, que joga como meio campo e vem se destacando desde que voltou ao time no ano passado, o apoio da torcida é sempre importante. "É uma sensação muito boa entrar em campo e ver o Maracanã lotado, como a torcida do Flamengo não tem igual, é maravilhoso. Eu sempre fico arrepiado com o apoio que a torcida dá ao time. Nunca mais esqueço quando a torcida inteira gritou o meu nome e disse: _ É seleção!", conta o jogador.

Durante essas últimas semanas, no mundo dos esportes o que mais se evidenciou foi a "briga" entre as torcidas e até mesmo entre os jogadores do Flamengo e Botafogo, times que disputaram a final da Taça Guanabara. Muito se falou sobre a atitude do jogador do Flamengo Souza, que no jogo da Copa Libertadores da América no Maracanã, na semana seguinte, após a vitória contra o Botafogo, comemorou o gol como se estivesse chorando, ironizando os jogadores alvinegros que choraram após a derrota. Nessa mesma partida, a torcida do Flamengo fez uma paródia com a música que os botafoguenses tinham criado para apoiar o time.

Para o jogador Ibson, essa "briga" é natural, ele acredita que deve sempre existir isso como uma motivação para a equipe. "Dependendo da forma que você comemora, pode ser levado como uma provocação, mas no caso tanto da torcida do Flamengo, como do Souza, foi apenas uma brincadeira, não pode ser levado como desrespeito com o Botafogo", afirma.

O ex-zagueiro alvinegro Juninho não quis comentar sobre a polêmica entre os dois finalistas da Taça Guanabara, mas para ele, desde que não haja violência, qualquer forma de torcer e de comemorar é válida. "Eu acho que as torcidas e as músicas são as coisas mais bonitas do futebol. Isso deve continuar sempre. Quanto a pegar pesado, o torcedor tem todo direito de protestar, desde que seja pacificamente, lógico!" declara o jogador.

*
Texto do Jornal Mural Estaciente

Passe a bola

Share |