O último texto publicado aqui no FURANDO A REDE de Leo Barros tinha o seguinte título e subtítulo “E agora professor? Na hora do ‘vamos ver’ surgem dúvidas na cabeça dos treinadores.” Pois bem, as mudanças táticas promovidas pelo treinador do Flamengo Joel Santana provaram que algo foi trabalhando, e muito bem, durante toda a semana no time da Gávea. Por outro lado demonstrou a falta de elenco na equipe do Botafogo, treinado por Cuca.
O jogo no primeiro tempo foi chato e sonolento. A única coisa a ser ressaltada foi o cartão amarelo, merecido para o Túlio Souza, que aos dois minutos fez uma falta dura
No intervalo, Joel começou a “ganhar o jogo” tirou Kleberson e colocou Diego Tardelli colocando o time mais ofensivo. Por outro lado, o time do Botafogo demonstrou nervosismo e excesso de confiança dos homens de meio campo, principalmente Zé Carlos que não jogou nada e não supriu a falta de Triguinho na lateral-esquerda, pelo contrário, jogou como se tivesse alguém naquela posição – Zé sempre corria pelo meio e esperava alguém abrir na ponta, nesse jogo teria que ser o próprio a investir por aquele lado. Na única vez que essa jogada deu certo, foi quando Eduardo
entrou pela ponta esquerda e colocou a bola na trave. Esse foi o lance que mudou a história do jogo. Joel, tira Ibson e coloca Obina; Cuca tira Zé Carlos e coloca Edson. Com às mexidas o Botafogo foi a frente, mas não conseguiu segurar a retaguarda resultado: aos 35 Obina fez o dá vitória e o da vantagem. Joel mostrou o porque vai dirigir uma seleção na Copa do Mundo e Cuca mostrou o porque “é chato com a diretoria”.
O fato positivo do jogo foi à aula da arbitragem de Gutenberg de Paula Fonseca coibindo qualquer tipo de manifestação dos jogadores dentro de campo, e tornando um jogo difícil, fácil. O negativo foram os “bonecos de posto” colocados atrás do gol, que só tiram dinheiro dos clubes, porque tem que pagar a taxa de arbitragem e não fazem nada porque as leis do futebol não permitem.
Uma das etapas da finalíssima está respondida, Joel rachou a Cuca e venceu, e agora?! Como vai ser os próximos, e últimos, 90 minutos?! O Flamengo, favorito do primeiro jogo, viaja para o México para enfrentar o América pelas oitavas da Libertadores, quarta-feira. Enquanto o Botafogo, que jogou desfalcado, descansa e tem a volta dos jogadores punidos e podendo contar com Castillo e Triguinho, machucados. É esperar para ver. As apostas já estão no ar, e podem ser feitas... QUEM DÁ MAIS?! Boa Sorte!
Fotos André Duran, Ivo Gonzales / O Globo e Globoesporte.com