25.4.08

E agora professor?

Na hora do "vamos ver" surgem dúvidas na cabeça dos treinadores

Por Leo Barros

A vitória do Botafogo sobre o Fluminense no último domingo, que levou o time para a final do Campeonato Estadual contra o Flamengo, só veio confirmar, pelo segundo ano seguido, que as duas melhores equipes se classificaram para uma final justa. Como aconteceu no ano passado, os rubro-negros venceram a Taça Guanabara e os alvinegros a Taça Rio. Apesar das reclamações contra a arbitragem, em 2007 os times disputaram o estadual em dois bons jogos, ambos terminados em 2 a 2. O Flamengo acabou vencendo devido à disputa de pênaltis.

São vários os segredos dessas duas equipes, mas o principal destaque foi à manutenção dos seus treinadores; figuras mais importantes dessa boa campanha. Cuca teve uma série de problemas no final do ano passado, até mesmo pedindo demissão e duas semanas depois retomando ao comando da equipe, tendo como meta reestruturar o time para a atual temporada, feito que até o momento tem conseguido muito bem. Já do lado rubro-negro Joel Santana conseguiu manter a base do time que brilhou no segundo turno do Brasileirão do ano passado e teve poucos, mas bons reforços que se encaixaram perfeitamente na forma de jogar da equipe.

Entretanto, os treinadores terão que quebrar a cabeça para montar suas equipes para as partidas decisivas. O time do Botafogo terá, provavelmente quatro desfalques para a primeira batalha, são eles: o atacante Jorge Henrique e o lateral direito Alessandro, que estão suspensos; o goleiro Castillo e o lateral esquerdo Triguinho, lesionados, ambus com estiramento na coxa. O difícil jogo contra o Fluminense deixou marcas, e Cuca terá trabalho para arrumar tantos substitutos para o time titular. No jogo de quarta-feira contra a Portuguesa-SP, pela Copa do Brasil o time sentiu falta dos jogadores machucados, principalmente do seu goleiro uruguaio, mas apoiado pela sua torcida conseguiu a classificação para as quartas-de-final da competição.

Já o Flamengo foi surpreendido na tranqüila tarde de segunda-feira, feriado de Tiradentes, na Granja Comary, em Teresópolis, com a notícia de que seu técnico, Joel Santana, irá largar o time para treinar a seleção da África do Sul, anfitriã da próxima Copa do Mundo de 2010, logo após as finais do Estadual. Mas segundo os dirigentes e o próprio Joel, isso não irá refletir nas próximas atuações do time. Outro motivo de preocupação do rubro-negro será com as oitavas-de-final da Libertadores, como não demonstrar, em campo, o cansaço de uma viagem longa até a Cidade do México, para enfrentar o América. Joel deverá mostrar todo o seu conhecimento sobre o elenco, para trabalhar o emocional dos jogadores, para que isso não atrapalha o rendimento na segunda “batalha” decisiva.

No lado do Botafogo: Cuca conseguirá repor as peças com total eficiência? Os substitutos irão corresponder dentro de campo? E no lado do Flamengo? A notícia da saída de Joel não irá mesmo abalar o time nos jogos decisivos? A viagem longa irá ser um adversário a ser vencido? As respostas só serão conhecidas no dia 4 de maio. Só nesse dia teremos as resposta exatas e conheceremos o Campeão Carioca de 2008.

Montagem Marcus Lacerda
Fotos divulgação da internet

Nenhum comentário:

Passe a bola

Share |