11.4.08

Sangue Negro

Queda do América deixa o futebol carioca de luto

Por Carlos Brigg e Marcus Lacerda*

Campeões de 13, 16 e 22. Temos muitas glórias e surgirão outras depois”. Esse é um trecho do hino do América. As glórias do rubro são indiscutíveis, grandes craques, histórias, jogos e torcedores. Considerado por muitos o seu segundo time, mas o futuro do mequinha está em cheque. O clube não conseguiu fugir da degola e está fadado a jogar a segunda divisão do campeonato carioca no ano que vem. Luta, esperança, tristeza e luto marcaram esse trajeto. A apaixonada torcida freqüentou os estádios sempre apoiando e empurrando o time na expectiva de enfim, sair dessa. O tempo passou e o final foi triste. O campeão dos campeões não é mais o mesmo, o mequinha caiu.

O futebol carioca ficou triste, os torcedores dos times grandes prestaram solidariedade ao América. O estudante e flamenguista Leonardo Brito não gostou nada da queda do mequinha, time que, por sinal, faz parte de sua família. “Esse situação do América é muito triste. Ver um ex-time grande, que já foi o segundo time de muitos torcedores, é o time do meu pai e do meu tio avô, é triste. Isso é muito ruim pro futebol.”, lamenta.

O pai de Leonardo, Edílson Gonçalves, americano, está desolado e já pensa até em mudar de time.“É muito triste né?! Eu já estou até mudando de idéia, pensando em virar flamenguista porque não tem mais como torcer pra esse time. O América vai ser o meu segundo clube.”, brinca o torcedor.

O torcedor fanático Luiz Roberto Vieira, que já foi mascote oficial número sete (mascote são as crianças que entram em campo juntos com os jogadores), acredita que a queda seja benéfica para o clube. “Às vezes é até bom cair. Só assim tomam vergonha na cara e reestruturam o América colocando-o para a frente, como aconteceu com o Botafogo e Palmeiras que foram rebaixado no Brasileirão e deram a volta por cima”, afirma Luiz.

No entanto, cair para depois se reerguer não é uma unanimidade entre os torcedores. Para o advogado, Odir Araújo, também americano o fato do mequinha cair não é uma coisa positiva. “Eu acho que isso é desculpa. A diretoria tem é que se empenhar mais, investir mais. Isso sim é benéfico, só assim a credibilidade é retomada. Esse lança de que cair faz bem é simplesmente paliativo”.

A grande preocupação dos torcedores e dos amantes do futebol é que não aconteça a mesma coisa que aconteceu com Bangu, Olaria, Bonsucesso e São Cristóvão, clubes tradicionais que quando caíram não estão demonstrando forças para recuperar. O fato é preocupa, mas o já diria o dicionário, torcedor é “aquele que torce os fatos” e a torcida do Sangue não acredita nesse tipo de queda. Para o Odir Araújo nada é mais forte do que a expressão e a vontade que o América tem. “Eu acredito que o América tem tradição forte e tem pessoas dentro do clube que sempre tiveram grande expressão a nível do próprio futebol, então eu acho que o América vai conseguir dá a volta por cima e retornar aos status que ele sempre teve no futebol carioca e no futebol nacional”, afirma o torcedor.

Quando o assunto amor ao América, mesmo depois do rebaixamento, é tratado não tem discursão para o ex-mascote Luiz Roberto. “Nunca vou abandonar o time. É a minha paixão”. Paixão essa que também impulsiona o amor do advogado Odir Araújo a não chutar balde e continuar amando o rubro. “Vou continuar sendo América mesmo na segunda divisão. Ele continua representando no meu coração a mesma coisa que ele representou. Sou apaixonado pelo América, acho que todo americano é apaixonado”.

Texto do Jornal Mural Estaciente

Um comentário:

Anônimo disse...

Onze de abril, a notícia do momento continua sendo a bela vitória do flamengo na última quarta. Uma vitória constuida através de um futebol envolvente, pensado e belo de se ver.
Não tirando o destaque da queda do mequinha, mas hoje o factual é outro. hehehee Na verdade, já são quase meia noite. Td agora está direcionado a semi do carioca. Ou seria ao título "precoc" q o mengão irá conquistar?! rssssssss


Saudações Rubro Negra !!!

Aquele abs!

Rodrigo Azevedo

Passe a bola

Share |